AKITA AMERICANO
![](https://static.wixstatic.com/media/aa6c91_bb3b440482214acc8092a9a2888efe2d.jpg/v1/fill/w_300,h_301,al_c,q_80,enc_auto/aa6c91_bb3b440482214acc8092a9a2888efe2d.jpg)
O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo, chegando a enterrar as próprias fezes, da mesma forma que os gatos fazem.
Origem
A origem do Akita Americano é a mesma que do Akita Inu. Seus ancestrais eram cães caçadores chamados “Matagi Akitas”, que a partir do século XVII foram usados como cães de briga. Durante a Segunda Guerra Mundial foram cruzados alguns Akitas com Pastores Alemães e estes cães, posteriormente, foram levados para os Estados Unidos. Com o passar do tempo o Akita Americano se tornou uma raça muito diferente do Akita Japonês.
Comportamento
Esse cão tem muito caráter, é inteligente, dominante, territorial, energético e um pouco teimoso. Ele late pouco, é tranquilo, reservado e equilibrado. É bastante paciente com as crianças, mas as fêmeas se dão melhor com elas do que os machos, que tendem a se aborrecer.
Aspecto
O corpo do Akita Americano é ligeiramente mais longo e alto. Seu peito é largo e profundo. Tem uma cabeça grande e triangular, orelhas pequenas e erguidas. A cauda fica enroscada por cima do dorso. Sua pelagem é dupla; o sub-pelo é espesso, denso e suave e o pelo exterior é reto e levantado.
Cuidados Específicos
É imprescindível educar o seu Akita desde pequeno, já que quando ele descobrir que pode morder, começará a batalha de “quem pode mais”. Eles precisam de um dono seguro de si, com caráter e que os proporcione um treinamento coerente, baseado no reforço positivo. Se tiver outros mascotes em casa, é importante que o acostume com eles desde pequeno.
O Akita gosta de mordiscar, assim é recomendável que tenha brinquedos resistentes que possa ir mascando ao invés de procurar diversão nos objetos da casa.
Saúde
O Akita é um cão rústico que, devido ao seu tamanho, pode se ver afetado pela displasia coxofemural. O hipotireoidismo e a atrofia progressiva da retina (nos exemplares de idade mais avançada) são bastante frequentes na raça.