Tosa Inu
![tosainuf1.jpg](https://static.wixstatic.com/media/aa6c91_65dc98a258ce404a98a6200fb0f74df3.jpg/v1/fill/w_350,h_267,al_c,q_80,enc_auto/aa6c91_65dc98a258ce404a98a6200fb0f74df3.jpg)
Sendo o maior cão de origem japonesa além do nome Tosa Inu, ele também pode ser conhecido como Mastim Japonês, Tosa Ken, Tosa Token ou apenas Tosa. No Japão é a raça mais temida e respeitada, e foi muito utilizado como cão de briga, pois é muito corajoso e com habilidades atléticas incríveis, no entanto atualmente é usado como cão de guarda. Ainda não apresenta reconhecimento pelo American Kennel Club (AKC), no entanto está no Foundation Stock Service (FSS).
O Tosa Inu é um cão muito apegado a família e boa companhia para pessoas ativas, que estão acostumadas a lidar com cachorros e famílias com crianças maiores, sendo gentil e paciente com elas. Perto de estranhos é reservado.
Origem
O Japão tem um histórico de criação de cães de luta desde o século 14. O Tosa Inu como é conhecido hoje foi desenvolvido durante o século 19 na Ilha de Shikoku e é uma mistura de cães ocidentais com cães Shikoku-ken. Dos cães ocidentais as raças que foram provavelmente envolvidas ao longo de sua criação são Bulldogs, Mastiffs, Pointers e Dogues Alemães, São Bernardos e Bull Terriers. Em seu estado natural, antes da introdução das raças ocidentais, ele era descendente da linhagem Spitz, sendo menor e menos forte do que nos dias de hoje. Seu nome é oriundo da região na qual foi desenvolvido.
Essa raça que já era rara chegou muito perto da extinção durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que alguns criadores contrabandearam cães da raça Tosa Inu e os esconderam durante a Guerra até que ela acabasse e sua criação e uso em torneios fosse novamente possível. Desde 1997 faz parte do Foundation Stock Service (FSS), seguimento do AKC que serve como uma manutenção de registros de raças raras, visando a melhoria das mesmas pelos seus criadores até que aquela determinada raça atenda todos os padrões para ser registrada pelo AKC.
Comportamento
É cão um audacioso, corajoso, de compostura e paciência. Em casa costuma se sentir a vontade, gostando de relaxar em camas e sofás. Se a circunstância exigir, pode ser um cão terrível, por isso deve ser treinado de forma firme e socializado desde cedo. Não é normal do Tosa ser agressivo, tímido ou medroso.
Com dono o Mastim Japonês é muito afeiçoado, mas perto de estranhos prefere ser reservado. Apesar de ser gentil e paciente com as crianças, lida melhor com elas quando não são muito pequenas. Confiante e calmo, não costuma querer provar nada a ninguém, não sendo exibido. Seu tamanho faz dele um bom cão de guarda. Acredita-se que seu instinto coragem e de luta tenha se originado do envolvimento do grupo Mastim em seu desenvolvimento.
Aspecto
Cão robusto, imponente, nobre e de grande porte. Sua movimentação é enérgica e poderosa. As patas apresentam dedos bem fechados e unhas duras, de preferência escuras. O pelo é curto, duro e denso, podendo ser vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado. Marcas brancas no peito e patas são permitidas.
O crânio do Tosa Inu é forte e amplo. Em alguns casos sua testa pode ser enrugada. A trufa é larga e de cor preta, o focinho é ligeiramente longo, quadrado, nunca pontudo, e apresenta um canal nasal reto. Os maxilares e dentes são fortes, com mordedura em tesoura. Os olhos são de expressão digna, são preferencialmente pequenos e de cor marrom escura. As orelhas ficam inseridas altas ao lado do crânio, finas, caídas ao lado das bochechas e de tamanho pequeno. Seu pescoço é musculoso e com barbelas. A cauda é grossa na raiz e vai afinando até a ponta.
Seu corpo é poderoso, com cernelha alta, dorso reto, lombo musculoso e largo, assim como o peito que também é profundo e com costelas levemente arqueadas, o ventre é esgalgado e a garupa é ligeiramente arqueada no topo. Os membros são sólidos, com posteriores musculosos. O Tosa tende a babar, mas sem excesso.
Cuidados específicos
Uma escovação semanal para manter o pelo da raça Tosa Inu com boa aparência é suficiente. Como essa raça tende a inchar o melhor é lhe oferece pequenas porções de ração ao longo do dia, no lugar uma grande refeição. Brincar no quintal ou caminhar com o cão dessa raça é exercício o suficiente, sendo um cão que necessita de espaço.
Saúde
Vivendo uma média de 12 anos, os problemas mais comuns para essa raça estão relacionados aos olhos e a displasia coxofemoral e de cotovelo. Ambas os tipos de displasias são de herança genética, causando má formação e degeneração das articulações, estando ambas relacionadas a cães de raças grandes e gigantes. No caso da displasia de cotovelo nem todo animal que apresenta a doença manifestam sintomas, aqueles que têm sintomatologia ativa apresentam dor ou dificuldade de andar, sendo possível tratamento com cirurgia e mudanças na dieta do cachorro. Ao contrário da displasia de cotovelo, a displasia coxofemoral ocorre também em cachorros pequenos.
História do Tosa Inu
O Tosa Inu é um cão folclórico no Japão, sendo reverenciado há cerca de mil anos. Em seu estado original era da linhagem Spitz e um cão inigualável no duelo. Porém quando comerciantes do ocidente começaram um comércio aberto com o Japão passaram a introduzir cães do grupo Mastim a fim de competir com cães japoneses que eram consideravelmente menores em tamanho e força e não foram capazes de competir de forma igual.
Foi em 1848 que se cruzou um cão de pedigree Tosa com um Bulldog e acredita-se que os filhotes provenientes deram origem ao Tosa Inu como é conhecido hoje. A introdução de outras raças continuou até se chegar num cão de briga mais forte e capaz.
O pico dos cães de luta no Japão foi entre o fim da Era Meiji e o começo do período Showa, época na qual o cão Tosa ficou muito conhecido pelo país. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça chegou muito perto da extinção.
Características do Tosa Inu
No Japão é considerado com orgulho parte da herança do país. Inicialmente usado como cão de luta, hoje desempenha o papel de cão de companhia, pois é muito afetuoso com os donos e gentil com crianças, e cão de guarda. Exige um treinamento firme, espaço e algum exercício diário, podendo ser alguma brincadeira no quintal de casa ou uma caminhada.
O jeito robusto e corajoso do cão Tosa Inu pode enganar, mas ele é bastante inteligente, calmo e quando se sente confortável gosta de relaxar pela casa e tirar uma boa soneca nas tardes mais preguiçosas.
Amigável com outros cachorros : Tímido
Amigável com outros animais de estimação : Tímido
Amigável com estranhos : Tímido
Fácil de Treinar : Moderado à difícil
Cão de Guarda : Sim
Habilidade de proteção : Sim
Cuidados com a aparência : Pouco
Tolerância ao frio : Moderado
Tolerância ao calor : Moderado
Classificação superior: Canis lupus familiaris
Expectativa de vida: de 10 a 12 anos
Classificação: Raça
Origem: Japão
Personalidade: Desconfiado, Destemido, Corajoso, Agressivo, Inteligente, Sensível