Saluki
![](https://static.wixstatic.com/media/aa6c91_f8d71887a6294ef295ec95ed7408dbd0.gif/v1/fill/w_395,h_397,al_c,pstr/aa6c91_f8d71887a6294ef295ec95ed7408dbd0.gif)
Classificação superior: Cachorro Expectativa de vida: de 12 a 14 anos Classificação: Raça Origem: Médio Oriente Personalidade: Reservado, Tranquilo, Inteligente Cores: Dourado, Vermelho, Fulvo, Creme, Tan, Branco
O Saluki, também conhecido como Cão persa ou Greyhound Persa, é, segundo os muçulmanos, o cão enviado por Deus.
Origem
Fala-se que os ancestrais dos Saluki surgiram na época das primeiras civilizações no Oriente Médio. São cães que viveram com os nômades e costumavam caçar gazelas, raposas, chacais e lebres. Em 1840 os primeiros Salukis vieram para a Inglaterra.
Comportamento
É um cão calmo, inteligente e, geralmente, não mostra muito carinho. Simpático e brincalhão, gosta de entreter a família e praticar exercício. Além disso, é reservado e pode ser ranzinza com estranhos, caso não seja bem adestrado. O Saluki é um pouco felino. Dorme pesado com um gato e se higieniza com tal.
Aparência
O Saluki é um cão inteligente, harmonioso, bastante amplo para trás e possui pernas longas. Tem orelhas compridas e um rabo que é coberto por pelos longos e sedosos. Sua cabeça é longa e estreita, e seus olhos são escuros.
Cuidados Específicos
Socialização é vital para a saúde do Saluki. Este cão não pode ficar sozinho, ou bloqueado, ou com outra raça dominante ou nervosa. Recomenda-se deixá-lo ao ar livre durante o dia, porém a noite ele precisa de uma cama macia.
Saúde
O Saluki é uma das poucas raças com tendência a desenvolver doenças psicossomáticas. Estas doenças, que se acredita estarem relacionados com o stress, pode afetar a pele e/ou a doença gastrointestinal.
História do Saluki
Os cães Saluki são cães originários da região do Oriente Médio, provavelmente fruto de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos.
Considerado cão real no Egito Antigo, o Saluki é provavelmente a raça mais antiga de cães domesticados. Usados para rastrear e levantar presas em caçadas árabes, eram ainda mumificados ao lado de faraós, o que representa o grande valor com o qual eram estimados naqueles tempos.
Características do Saluki
Salukis formam um vínculo especial com seus donos e adoram seus familiares, porém não são daqueles cães que ficam como malucos na porta quando você sai. Uma ótima maneira de se relacionar com eles é o exercício. Parceiros de corrida, eles também têm a resistência para acompanhá-lo em uma bicicleta por um bom tempo.
Embora velocistas espetaculares fora de casa, os cães Saluki são relativamente calmos na parte de dentro. Eles têm uma maneira tranquila, que pode parecer reservada, ou mesmo distante. Verdade seja dita, esta é uma raça antiga com personalidade independente. Também podem ser sensíveis, reconhecendo os conflitos entre membros da família.
Salukis têm sua própria maneira de fazer as coisas. Alguns dizem que é por conta de sua timidez, outros que isso é digno de sua independência. De qualquer maneira, eles devem receber uma formação consistente como cachorros (e mais tarde como adultos) para ajudar a garantir a socialização adequada.
Cães da raça Saluki precisam de muito espaço para correr. Em outras palavras, eles podem não ser verdadeiramente felizes em um apartamento. O ideal seria uma grande área aberta para a corrida dos Salukis, mas, se isso não é possível, uma vigorosa caminhada diária ao redor do bairro já resolve. Por eles serem caçadores naturais, nunca esqueça de mantê-los em uma trela. Os problemas de saúde mais comuns incluem complicações nos olhos, câncer, hipotireoidismo e problemas cardíacos. Eles só precisam de escovação ocasional e tosa para manter seus revestimentos grandes. Limpe seus ouvidos regularmente e inspecione também seus narizes por causa de queimaduras solares.