top of page

Springer Spaniel Inglês


Expectativa de vida: de 12 a 14 anos Classificação superior: Cachorro Classificação: Raça Personalidade: Alerta, Alegre, Ativo, Atento, Inteligente, Afetuoso Altura: Feminino: 46–51 cm, Masculino: 48–56 cm Cores: Laranja e branco, Fígado e Branco, Tricolor, Vermelho e Branco, Preto e branco, Limão e branco

O nome do Springer Spaniel Inglês vem do inglês spring (saltar), um termo que faz referência à especialidade desta raça, ou seja, saltar em cima da caça para levantá-la. Sua função é vasculhar os arbustos, retirar a presa do esconderijo, esperando que os caçadores atirem, e trazer o corpo aos seus donos.

Origem

Sabe-se que na Inglaterra da Idade Média já se tinham os Spaniels. Estes cães se utilizavam de caça de aves e desempenhavam todo tipo de atividade em cada uma das fases (levantar, cobrar). No século XIX, com o surgimento do cinologia, os especialistas começaram a modificar a estrutura destes cães e adaptaram-os para tarefas mais específicas.

Comportamento

O Springer Inglês é alegre, ativo, entusiasmado, meigo e sociável. É fácil de treinar e de controlar, inteligente e assimila os pedidos rapidamente. É tranquilo em casa, muito apegado ao seu dono e se dá muito bem com as crianças. É um cão vigoroso que gosta de exercícios e brincadeiras. Não é agressivo ou dominante.

Aspectos

O Inglês Springer Spaniel é um cão compacto, com as costas retas curtas e pernas fortes. Seus olhos são amendoados e suas orelhas são longas e penduradas. Se costuma cortar a cauda até um terço. Ele tem pelos abundantes nas orelhas, peito, cauda e no abdômen. O resto do corpo está coberto por pelos médio-longos (lisos ou ondulados).

Cuidados Específicos

O cachorro Springer Inglês é muito guloso e propenso à obesidade durante o crescimento, deve-se controlar sua alimentação e procurar fazer exercícios regularmente. Como em todas as raças de orelhas caídas, é recomendável examinar os ouvidos para controlar que não tem nenhuma infecção. Quando tem o pelo médio ou longo, ele precisa de escovações regulares.

Saúde

O Springer Spaniel Inglês é propenso a displasia coxofemural, problemas de ouvido e oculares.

História do Springer Spaniel Inglês

O American Kennel Club (AKC), que tem o maior livro das origens para cães de raça pura nos EUA, recebeu pela primeira vez a inscrição de um Springer Spaniel Inglês em 1910. O primeiro clube que se dedicou exclusivamente a esta raça nos Estados Unidos foi fundado em 1924 e se chamava English Springer Spaniel Field Trial Association. De todas formas, as origens e a história da raça se refazem muito, muito antes do que essa época.

Os antepassados do Springer Spaniel Inglês se originam juntos com os outros spaniel. Como sugere o nome "spaniel", este cão vem, provavelmente, da Espanha, no século XV. Enfim, foi na Grã-Bretanha que se originaram seus antepassados mais recentemente.

A maioria dos spaniel foram criados para ajudar seus donos na caça. Com o passar do tempo apareceram diferentes raças com objetivos específicos. Em geral, estas tarefas se dividiam em duas categorias: terra e água. No século XIX se originou um cão que se parece muito com o Springer Spaniel Inglês atual. Como "springer" (que em inglês significa levantador de caças), era capaz de levantar a caça, tirando-a de seu esconderijo para que saíssem no campo aberto e, assim, seu dono a matar.

Antigamente, as ninhadas tinham cães de tamanhos maiores e menores. Os cães pequenos não eram mais cruzados com os cachorros grandes, já que eram criados para caçar presas diferentes. Os cachorros menores caçavam galinhas, enquanto os maiores caçavam outras aves. Os cães pequenos se transformaram nos Cocker Spaniel e os grandes se converteram nos Springer Spaniel Inglês.

Além de fazer um bom trabalho em campo, o Springer Spaniel Inglês não é um completo estranho no mundo das exposições caninas.

Na verdade, um Springer Spaniel Inglês chamado Ch. Salilyn’s Condor, criado pela famosa criadora americana Julia Gasow, ganhou o Best in Show (melhor na exposição) na exposição canina do Westminister Kennel Club de 1993. Ganhar este título na exposição canina é a maior honra que qualquer cão pode ter em sua carreira como cão de exposição. A exposição canina equivalente na Inglaterra, conhecida como Crufts, nunca foi vencida por um Springer Spaniel Inglês.

Características do Springer Spaniel Inglês

A característica mais notável da personalidade de um Springer Spaniel Inglês é seu amor, em geral, em relação às pessoas e à vida. É um amigo tanto dos adultos como das crianças. Mas apesar de ter uma paciência especial com as crianças, também tem seus limites mais pacíficos.

O Springer é um cão leal, mas sua lealdade engloba todo o conjunto da família e não só uma pessoa em particular. Não interprete mal: seu Springer Spaniel Inglês te seguirá até o fim do mundo, mas para isso se mostra muito mais cão guarda de toda a família. Os estranhos não são recebidos automaticamente com os braços abertos, inclusive com a aprovação de seu dono.

Seus pelos são adaptados para suportar as mudanças de tempo. Nunca terá que se preocupar por ter que tirar seu Springer em um dia de tempo ruim. Provavelmente seu cão vai adorar.

O Springer Spaniel Inglês é um cão muito inteligente e muito fácil de adestrar. Sua disposição de fazê-lo feliz faz com que você possa adestrá-lo sem grandes dificuldades.


Conheça Marlley meu lindo cãozinho

Marlley é o meu cachorro ele tem 2 meses e eu amo muito ele, gosto muito de quando vejo ele alegre, não consigo ficar feliz sem ele perto de mim ...

 

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page