Kerry Blue Terrier
![](https://static.wixstatic.com/media/aa6c91_1da2333bde164bc68c89775153d9f530.jpg/v1/fill/w_645,h_380,al_c,q_80,enc_auto/aa6c91_1da2333bde164bc68c89775153d9f530.jpg)
TAMANHO Macho: De 45,5 a 51 cm. Fêmea: De 44,5 a 48 cm. PESO Macho: De 15 a 18 kg. Fêmea: Mais leve PERFIL Cão elegante, ao mesmo tempo compacto e gracioso, forte e alerta, que deve ser musculoso, bem proporcionado e estruturado. TEMPERAMENTO Com personalidade. SINAL PARTICULAR: É o maior dos Terriers Irlandeses.
O Kerry Blue Terrier é antes de tudo um caçados de coelhos e de lontras. É excelente cão de trabalho, ao mesmo tempo bom rastreador e um guardião eficaz e cheio de coragem. Sua alegria e sua gentileza fazem com que seja apreciado como cão de companhia, apesar da agressividade contra seus congêneres e os outros animais de companhia. Seu adestramento deve ser firme mas sem brutalidade. Adapta-se bem à vida em apartamento, mas tem grande necessidade de exercícios. A pelagem é densa e de pelo macio, é abundante e ondulada e tem cor que varia em toda a gama de azuis. As extremidades são por vezes pretas. A cor preta ou com marcas fulvas deixa de ser admitida além dos 18 meses de idade.
Características do Kerry Blue Terrier
Nível de energia : Moderado Exercício : Moderado Brincalhão : Muito Brincalhão Nível de afeição : Moderado Amigável com outros cachorros : Tímido Amigável com outros animais de estimação : Tímido Amigável com estranhos : Tímido Fácil de Treinar : Moderado Cão de Guarda : Sim Habilidade de proteção : Muito protetor Cuidados com a aparência : Frequentes Tolerância ao frio : Média tolerância Tolerância ao calor : Média tolerância
Saúde
O Kerry Blue Terrier precisa de exercícios diariamente.Sua pelagem precisa de escovação pelo menos duas vezes por semana, em adição a cortar e dar forma ao pelo todos os meses. Os pelos da orelha precisam ser cortados para garantir a forma certa. Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Origem
Há lendas da origem desse cão irlandês, cujo ancestral seria o único sobrevivente de um naufrágio ao largo da costa do condado de Kerry. Muito combativo, o Kerry Blue Terrier teria matado todos os machos do país e sobrevivido como o único cão capaz de assegurar a descendência. Acredita-se que esse "herói" tenha sido cruzado com o Bendlington, com o Dandie Dinmont Terrier e com o Terrier Irlandês. Criado desde o século passado no condado de Kerry, o Kerry Blue Terrier foi por muito tempo chamado de Irish Blue Terrier.