top of page

Pastor De Beauce


Nome científico: Canis lupus familiaris Classificação: Raça Expectativa de vida: de 10 a 12 anos Classificação superior: Cachorro Origem: França Personalidade: Protetor, Amigável, Calmo, Destemido, Inteligente

O Pastor Beauceron, que também é conhecido como apenas Beauceron, Pastor de Beauce ou Bas Rouge, é um dos cães mais valorosos da França, graças a sua aptidão para exercer o papel de cão de guarda e de defesa. Ele é o primo de pelos curtos do Pastor de Brie, outra raça francesa muito conhecida; ambos também eram bastante utilizados para o pastoreio de ovelhas em fazendas por toda a Europa.

Origem

O Pastor Beauceron é a versão de pelo curto de seu primo, o Pastor de Brie, que tem pelo longo. De origem francesa, essas duas raças têm uma procedência tão antiga que se acredita que eles são descendentes de um cão pré-histórico. Eles eram utilizados basicamente para caçar lobos e para guiar rebanhos de ovelhas. Até 1896 não havia sido escrito um padrão que diferenciasse essas duas raças entre si.

Os primeiros registros do Pastor de Beauce datam para a era renascentista na França, onde passaram séculos pastoreando ovelhas e gado nas fazendas de toda a Europa, mas eram mais utilizados e reconhecidos em seu país de origem.

Comportamento

O Pastor Beauceron é tenaz, sociável, curioso e sente um grande apego por seus donos. Ele é inteligente, tem uma grande memória e é muito obediente. Apesar disso, eles não aceitam imposições sem sentido, mesmo que por seus donos. Devido ao seu passado como cão pastor e a sua desconfiança com pessoas estranhas, ele é um cão de guarda nato. Essa raça adora brincar e fazer exercícios com seus donos.

O cão Beauceron trabalha com empenho e é muito determinado, principalmente em situações de pastoreio como está acostumado a trabalhar há séculos, porém dentro de casa ele é gentil e sociável, sempre pronto para brincar, fazer uma caminhada ou simplesmente trocar carinhos e descansar no sofá.

Um pouco reservado e desconfiado com pessoas de fora do circulo familiar, o Pastor de Beauce tem instintos protetores poderosos. Eles tendem a ser especialmente protetores e vigilantes com as crianças da família. Com um treinamento e socialização corretos, o Pastor Beauceron pode se dar muito bem com outros cães e até mesmo gatos.

Aspecto

O Pastor Beauceron é rústico, musculoso, potente e muito resistente. Ele tem a cabeça longa, os olhos redondos e as orelhas implantadas altas, semi erguidas ou caídas ao lado da cabeça e seu comprimento deve ser sempre a metade do comprimento de sua cabeça, elas não podem ficar coladas às bochechas e nem serem totalmente erguidas. A sua cauda é caída, descendo até alcançar a ponta de seu cotovelo. Sua pelagem é curta, grossa, forte e pode ser preta e fogo ou arlequim.

O seu contorno é largo e atlético – musculoso, mas sem exageros – coberto por pelos curtos, densos e com uma cor preta e fogo. Sua cabeça possui um focinho longo e feições limpas e suaves, de modo que quando ele é visto por seu perfil é notável que as linhas do focinho e do crânio são paralelas.

Os seus olhos podem ser arredondados ou ligeiramente ovais, de íris variando entre os tons de marrom escuro e avelã escuro, podendo ter algumas manchas vermelhas claras – a variedade arlequim pode ter olhos porcelanizados.

O pescoço do Pastor Beauceron é musculoso, terminando de forma harmoniosa em seus ombros, com um peito profundo que combina perfeitamente com a sua cauda, que pende para o chão e não pode ser cortada. Quando o cão não está em repouso, a cauda pode ser portada um pouco mais alta, mas nunca ultrapassando a sua linha superior.

Cuidados específicos

O Pastor Beauceron precisa viver em espaços abertos, do contrário ele precisa que seus donos o proporcionem passeios diários longos e intensos pelo campo ou por regiões abertas para que possa exercitar seu corpo e mente e se manter são.

Para manter seu pelo e pele sãos, é preciso que ele seja escovado semanalmente. O Pastor de Beauce tem uma personalidade forte e é um pouco independente, por isso é conveniente que desde filhote eles sejam educados e socializem com outras pessoas e outros animais, até mesmo para garantir um bom convívio entre ele e outros animais no futuro, se for preciso.

É muito simples para manter o seu Pastor Beauceron com uma boa aparência e com sua pelagem saudável. Escovações regulares e banhos ocasionais são suficientes para essa raça. Durante o outono e a primavera, que são estações de troca de pelos, as escovações devem se tornar mais regulares para eliminar o excesso de pelos – inclusive é recomendado fazer isso do lado de fora de casa para os seus pelos não caírem pela casa. Essa raça também precisa de exercícios diários e a sua alimentação deve ser feita em pequenas porções para evitar que eles fiquem estufados demais ou que comam em excesso e fiquem com sobrepeso.

Saúde

O Pastor Beauceron é uma raça que não apresenta problemas de saúde específicos, mas alguns exemplares podem padecer de displasia coxofemural.

História do Pastor Beauceron

Conhecido como Cão de Beauce, Beauceron, Bas Rouge e Pastor de Beauce, o Pastor Beauceron era chamado de todas essas formas no final do século XIX por toda a Europa, onde esse cão era conhecido por seu pelo duro no corpo e liso na cabeça.

Sua origem foi nas planícies francesas, onde o Pastor Beauceron era usado para pastorear e guardar ovelhas e gado. As manchas vermelhas nas pontas de suas patas eram sua grande característica marcante, o que explica o nome Bas Rouge, que em francês significa meias vermelhas.

Características do Pastor Beauceron

O Pastor Beauceron é um cão sociável e curioso, que leva a sério o seu trabalho de guarda, principalmente se forem criados em uma família com crianças, com os quais eles são muito protetores.

Essa raça de grande porte é sólida, bem construída, musculosa e forte, sem serem pesados demais. Sua expressão é sempre sincera e calma, nunca demonstrando medo ou raiva, o seu temperamento sempre gentil. Cães da raça Pastor Beauceron precisam de espaço para se divertir e exercitarem, não se acostumando bem à vida na cidade se não puderem ter longas caminhadas diárias onde possam gastar as suas energias.

Seu corpo é bem proporcionado e a pelagem é curta, arlequim ou preta e fogo. A troca de pelos acontece duas vezes por ano, na primavera e no outono e nesses períodos eles precisam de mais escovações para manter a pele e pelagem do Pastor de Beauce saudáveis.


Conheça Marlley meu lindo cãozinho

Marlley é o meu cachorro ele tem 2 meses e eu amo muito ele, gosto muito de quando vejo ele alegre, não consigo ficar feliz sem ele perto de mim ...

 

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page